Make - up !
Como usar o batom vermelho ?
O batom vermelho é democrático: fica bem em todos os tipos de pele, compõe desde um look básico até um look glam e pode ser aplicado com muita ou nenhuma experiência. Escolha o seu e mãos à obra!
Nível 1: Iniciante
Se você nunca arriscou passar um vermelhão na boca, chegou a hora de perder o medo. Esse jeito de usar deixa o batom vermelho bem suave nos lábios, criando um look natural.
- Prepare os lábios: se eles estiverem ressecados, aplique um esfoliante labial para tirar as células mortas e ativar a circulação.
- Passe um pouquinho de hidratante labial.
- Aplique um pouco de pó para cobrir a cor dos lábios, fixar e realçar o tom do batom.
- Com a ponta do dedinho, aplique o batom dando leves batidinhas até conseguir uma leve cobertura.
Nível 2: Intermediário
Se você já tem jeito para manusear um pincel, vai adorar usá-lo para fazer um bocão vermelho super glamuroso.
- Esfolie e hidrate os lábios, se necessário.
- Aplique um pouco de corretivo para apagar a cor dos lábios e um pouco de pó, para fixar o batom vermelho que vem a seguir.
- Com um pincel, pegue um pouco do batom e, com pinceladas leves, vá contornando a boca. Esse passo é importante para que o batom não borre depois.
- Preencha os lábios usando o pincel. Para um contorno perfeito, aplique um pouquinho de pó compacto ao redor dos lábios também. Ele vai “segurar” o batom e não deixar que se formem vincos na pele, além de destacar ainda mais a cor.
Nível 3: Avançado
Hora de usar e abusar com uma boca vermelha bem sexy, que vai ser a estrela do seu make!
- Esfolie e hidrate.
- Use um corretivo para apagar toda a cor dos lábios. Assim você também faz o contorno da boca corretamente e fixa melhor o batom.
- Use um lápis de boca, da mesma cor do seu batom, para fazer o contorno. Para não errar, faça o desenho com riscos pequenos, nunca de uma só vez, segurando o lápis bem de leve. Preste atenção para que o traço fique igual nos dois lados.
- Preencha os lábios completamente com o lápis. Ele vai segurar a cor e evitar que o batom escorra para fora do contorno.
- Agora aplique o batom com um pincel em toda a boca.
- Para destacar ainda mais sua boca vermelha, passe um gloss transparente ou da mesma cor por cima. Aplicando o produto só no lábio inferior você garante o brilho sem exagerar na dose!
Look saudável
Use um blush em tons de pêssego e, usando um pincel macio, aplique na região do seu rosto que fica coradinha quando você corre ou faz exercício.
Look romântico
Use um blush mais rosadinho. Dê um sorrisinho e aplique, com um pincel, bem em cima da parte da maçã do rosto que se levanta, em movimento circular.
Look fashion
Use um pó bronzeador ou blush marrom. “Chupe” as bochechas e aplique na diagonal do rosto, abaixo do osso das maçãs, subindo até as têmporas. Opcionalmente, se for um look para uma festa, você pode ainda aplicar iluminador por cima.
Para harmonizar com o formato do seu rosto:
Oval
Como é: normalmente é fino e com uma proporção harmônica entre testa e queixo.
Onde aplicar: apenas nas maçãs do rosto com movimentos circulares ascendentes e sem excessos.
Coração
Como é: parece um triângulo de cabeça pra baixo, com o queixo mais pontudo.
Onde aplicar: nas laterais do rosto e também na parte mais baixa das maçãs do rosto.
Redondo
Como é: circular e com bochechinhas salientes
Onde aplicar: suavemente na diagonal para dar uma afinada no rosto e concentrando mais produto no alto das maçãs do rosto.
Quadrado
Como é: parecido com o redondo, mas tem o maxilar bem marcado.
Onde aplicar: nas laterais do rosto, afinando os contornos. Deixe mais forte na região abaixo do osso da sua bochecha.
Passe loonge
Nada de passar blush sobre o nariz: ele aumenta o volume da região e faz parecer que você está sempre resfriada. Se quiser ressaltar a área, use de leve um iluminador em tons perolados.
Dicas
- Use um pincel específico, fofinho e com cerdas mais arredondadas. Antes de aplicar, retire o excesso do produto do pincel com um sopro.
- Aplique o blush com movimentos leves: não precisa esfregar o pincel no rosto
- Coloque a cor aos poucos. É mais fácil passar mais do que retirar e começar de novo.
Seu estilo pode ser romântico, básico ou roquinho, não importa: um olho esfumado sempre vai bem para incrementar a produção!
Nível 1: Iniciante
Se você treme só ao ver um delineador, relaxe: um bom lápis preto já é o suficiente para começar. O truque está na hora de escolher o lápis: prefira um que tenha a ponta macia.
1 – Passe o lápis preto rente à raiz dos cílios superiores.
2 – Esfume suavemente na parte externa, usando a ponta do dedinho ou um cotonete. O efeito deve ficar mais intenso próximo à raiz dos cílios. Se necessário, repita várias vezes: passe o lápis e vá esfumando até conseguir o efeito desejado.
3 – Arremate com várias camadas de rímel.
Nível 2: Intermediário
Se você gosta de sombra e tem alguns pincéis, está na hora de misturar o lápis básico a uma sombra preta para conseguir um efeito ainda mais marcante.
1 – Repita todos os passos do nível iniciante.
2 – Agora, com um pincel de esponjinha na ponta, aplique a sombra aos poucos, por cima do lápis, espalhando um pouco por toda a pálpebra móvel (aquela pele que cobre nossos olhos quando os fechamos).
3 – Use um pincel específico para esfumar, com cerdas fofinhas e formato oval. Faça movimentos curtos e suaves de vaivém e pequenos círculos para espalhar a sombra em direção às sobrancelhas, mas sem chegar lá, criando um efeito de degradê, ou seja: mais escuro embaixo e mais clarinho em cima, até sumir.
4 – Capriche no curvex e no rímel preto.
Nível 3: Avançado
Se você já é super esperta com os pincéis, aposte num olho vibrante, misturando cores de sombra!
1 – Repita todos os passos do nível intermediário.
2 – Agora aplique sombra metalizada (na foto usamos sombra roxa) com um pincel úmido, como se fosse um delineador, desenhando um biquinho no canto interno dos olhos.
3 – Depois, vá aplicando e esfumando, com um pincel seco, a sombra roxa em direção ao centro da pálpebra, misturando na sombra preta até que a divisão entre as duas cores fique imperceptível, em degradê.
4 – Para arrematar, você pode optar por fazer um traço fino de delineador líquido nos cantos externos dos olhos, sobre a sombra preta.
5 – Curvex e rímel preto nos cílios superiores e inferiores finalizam o look.
Como colocar cílios postiços ?
Aprenda a usar essa arma infalível para destacar seu olhar!
1. Escolha os cílios postiços num tamanho médio, que fique mais natural de acordo com o tamanho dos seus olhos e dos seus cílios.
2. Meça os cílios do meio da pálpebra até o canto exterior dos olhos. Com uma tesourinha, corte o que sobrar no comprimento. Conte quantos tufinhos ficaram e corte a mesma quantidade da outra linha de cílios.
3. Passe a cola para cílios postiços no dorso da mão. Existe cola branca, transparente e preta. Como a transparente fica esbranquiçada quando seca, a preta acaba sendo a melhor opção, já que é mais fácil disfarçar com delineador depois. Com uma pinça, vá aplicando um pouquinho de cola na base da linha de cílios. Espere a cola secar um pouco por alguns segundos.
4. Agora segure os cílios pelo meio, com a pinça, e comece aplicando do meio da pálpebra em direção ao canto externo dos olhos. Segure a pálpebra para evitar bagunças com a cola. Para fixar, aperte devagar as costas da pinça contra a base dos cílios. Olhe para baixo enquanto espera a cola secar, para que os cílios fiquem bem fixados.
Depois que a cola tiver secado bem, finalize o truque:
1. Faça um traço fino de delineador bem rente aos cílios superiores, para cobrir a marca da cola.
2. Use um curvex para “misturar” os cílios naturais aos postiços: prenda o aparelho por dois segundos, sem puxar para não tirar os cílios do lugar, depois solte. Isso vai ajudar a levantar o peso dos postiços, deixando o efeito mais natural.
3. Às vezes, os cílios postiços já são tão pretinhos que nem precisa passar rímel.
Truque: passe uma camada de rímel nos seus próprios cílios antes de aplicar os postiços. Isso aumenta o volume dos seus, ajuda a igualar a cor e evita ter que passar depois e acabar tirando os postiços do lugar.
Galeria batom vermelho !
Como escolher o seu batom ?
O batom cor de boca é daqueles que a gente usa todo dia, em qualquer ocasião. É o coringa da maquiagem! Por isso, você deve escolher um que tenha a cor o mais próxima possível da cor natural dos seus lábios e que combine com o seu tom de pele.
Pele clara
Invista tons rosados, com ou sem um leve brilho dourado.
Pele oliva (orientais, morenas claras ou com a pele mais amarelada)
Use batons rosados de tom quente e os marrons clarinhos.
Pele morena
Use um bege mais escuro, quase marrom, para que sua boca não fique mais clara que a pele do rosto. Morenas podem usar cores mais vivas, como tons alaranjados e rosa avermelhado ou com pigmentos dourados.
Pele negra
Lembre sempre que o batom cor de boca deve ir escurecendo de acordo com o tom da sua pele. As negras ficam ótimas com tons de marrom mais escuros e puxando para o roxo, como tons de uva e berinjela. Metalizados também caem bem.
Dicas:
- Se você tem lábios muito finos, pode ganhar volume com um batom cor de boca mais cremoso e com brilho. Ou ainda aplicando uma camada discreta de gloss por cima.
- Na hora das compras, experimente vários batons nos lábios – afinal, não é sua mão que vai usá-lo – para escolher o tom que fica mais natural na sua boca.
- O batom cor de boca fica lindo se combinado a um olho escuro bem marcado. Complete com um pouco de blush para não ficar “cara-pálida”.
Quem deu as informações: Marcos Costa, maquiador oficial da Natura e Vanessa Rozan, maquiadora sênior da M.A.C.